sábado, 6 de fevereiro de 2010

VERIFICANDO O NÍVEL DE ÓLEO NA FALCON

Intrigado com a fórmula 5 - 1 - 3, indicada no manual da moto Honda Nx4 Falcon 400cc para a verificação do nível de óleo do motor. Que consiste no funcionamento da moto em posição inclinada (no descanço) por 05 (cinco) minutos em baixa rotação (marcha lenta), depois por mais 01 (um) minuto ainda em baixa rotação só que na posição horizontal e depois mais 3 minutos desligada na posição horizontal. Só então poderá verificar o nível sem rosquear a tampa e antes da 1ª (primeira) verificação limpar a vareta. Viu só é um processo. A Honda alerta que a Falcon por contar com o sistema de cárter seco deve ser feita rigorosamente a medição desta forma.


Resolvi então, fazer alguns testes de todas as maneiras possíveis de se verificar o nível. Com o motor desligado ou após o funcionamento, com a moto inclinada ou na horizontal, e obtive as seguintes leituras de nível de óleo (examine o quadro abaixo).


Conforme podém ver a única verificação que bateu certo foi a qual segui no manual. Dá um pouco de trabalho mas acredito de fato que esta é a melhor maneira de se verificar o nível. Vale ressaltar que realizei este teste após a revisão periódica, então tinha certeza que todo o óleo foi drenado e colocada a quantidade exata conforme a orientação do fabricante.

Sei que muitos profissionais de mecânica tem sua maneira de se verificar o nível de óleo em suas oficinas, mas será que podemos generalizar o procedimento de verfificar este nível? Ou cada moto dependendo do seu sistema de lubrificação deve ter seu metódo singular? Eu prefiro seguir o manual, afinal não só foi na teoria cheguei ao veredicto, foi na prática.

Se ainda assim você tiver dúvidas lembre-se que muitos engenheiros e várias horas de testes foram feitas para se chegar a moto pronta para a comercialização, então acredito que o velho ditado "É melhor previnir do que remediar", caiba bem neste contexto.

Abraços e bons passeios.

89 comentários:

Anônimo disse...

É meu velho, realmente é um processo. Tenho feito sempre aos sabados, por rodar muito pouco, ou quando vou sair para algum passeio também verifico!
Precisamos lembrar que esta moto baixa muito oleo, normal dela, então um passeio feito num dia poder ser o bastante para ver o nivel, pois é claro que o que importa não é o tempo e sim os KM rodados. Quanto ao tempo tambem tem uma especificação que deve ser consultado na propria embalagem do oleo!

É isso mesmo meu amigo?

Abraços,

Aníbal Jr

Anônimo disse...

E caso seja preciso completar o óleo, Qual o procedimento correto?

Abraços,

Evandro.

Leo Couto disse...

Evandro, após verificar o nível do óleo. Complete aos poucos algo em torno de 100 ml por vez. E vá verificando o nível sem enroscar a vareta, até que o óleo atinja o nível superior indicado na vareta.
Obrigado pela visita.

leo disse...

cara verificar o oleo da falcon e foda eu ando sempre com um pouco de exesso por que nao tenho paciencia p seguir todo prosseço ,falou abraços

Pedrinho. disse...

ACHEI MUITO VALIDO A VERDADEIRA AULA, UMA VEZ QUE NO MANUAL E BEM MAIS COMPLICADO, PRA DIZER A VERDADE TENHO UMA FALCON 2006 E SO USO EM VIAGENS LONGAS DE ATE MAIS DE 600 Km SO EM ASFALTO PRA ENC. DE MOTOCICLISTAS. MAS CONFESSO; NUNCA CONFERI O NIVEL DO OLEO SO TROCO QUANDO VENCE.
E IMPORTANTE SALIENTAR QUE DESDE O Km A MOTO BAIXA BEM DE UMA TROCA NA OUTRA; 3.00 Km E DOS 1.8 LITROS COM FILTRO EU SO TIRO POR VOLTA DE 1.0 LITRO.
MAS DE AGORA EM DIANTE VOU COMPLETAR SEMPRE ANTES DE VIAJAR.

**** E PRA NAO DEIXAR DE CONTRIBUIR COM VOCES, REPASSO UMA OUTRA INFORMAÇAO DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA A QUAL AS CONSECIONARIAS NAO NOS REPASSA:

#### NUNCA DEVEMOS FICAR MUDANDO DE MARCA OU TIPO OLEO. DEVEMOS COLOCAR SEMPRE O MESMO OLEO PORQUE QUANDO TROCAMOS DE MARCA MESMO SENDO UM OLEO DE PONTA, ELE E CONTAMINADO PELO RESTO QUE FICA DENTRO DO MOTOR.(QUIMICAS DIFERENTES, NUNCA VAZA 100% FICA SEMPRE UM RESTO NAS PARTES INTERNAS DO MOTOR)

NO CASO DE COLOCAR SEMPRE O MESMO OLEO NAO ACONTECE TAL CONTAMINAÇAO.

*** CASO VENÇA A Km DO OLEO E VOCE NAO ENCONTRAR DO MESMO ONDE ESTIVER, PODE RODAR 100 OU ATE 300Km COM O OLEO VENCIDO; É MENOS PREJUDICIAL QUE COLOCAR OUTRO DIFERENTE.

**** OUTRA DICA QUE NUNCA FICAMOS SABENDO E ÉREALMENTE VERDADEIRA:
O OLEO TEM VALIDADE POR TEMPO INDETERMINADO DENTRO DA EMBALAGEM ORIGINAL, MAS UMA VEZ COLOCADO NO MOTOR SUA VALIDADE ESTÁ LIGADA A KILOMETRAGEM DETERMINADA OU AO TEMPO QUE É DE 6 MESES (SEIS MESES) PASSADO ESSE TEMPO, MESMO QUE FALTE AINDA MUITOS Km PARA VENCER, AINDA ASSIM DEVERA SER EFETUADA A TROCA . (QUANDO EM USO, O OLEO COMEÇA A SER CONTAMINADO COM OS GASES DO MOTOR E VAI PERDENDO SUAS PROPRIEDADES DE LUBRIFICAÇAO. É ISSO.
ESPERO TER CONTRIBUIDO.

#### SEJA PACIENTE NO TRANSITO PRA NAO SER PACIENTE NO HOSPITAL####

ABÇS PEDRINHO - ESQUADRÃO ÁGUIA - OURO BRANCO MG.
pgassis@yahoo.com.br
ABÇS

Leo Couto disse...

Obrigado pela colaboração e a visita Pedrinho. Informações valiosas para aqueles que não se limitam apenas a andar com suas motos, mas também rodar com segurança. Afinal, motociclista responsável cuida de todo o seu equipamento inclusive a mecânica da sua moto.

Abraços.

Anônimo disse...

ola aqui é o Jair de Conchas interior de São Paulo .Achei muito legal os comentarios .Acabo de comprar uma falcon e ainda não medi o nivel de oleo mas vou usar esse metodo .Queria que tirasse uma duvida minha .Quanto de oleo vai no motor na verdade ?por que fui pergutar numa troca de oleo e me disserão que vai 1.9 mais que podia colocar 2.E qual a kilometragem ideal pre troca usando um oleo bom?

Leo Couto disse...

Jair, me desculpe pela demora em responder. 1.8 troca só do óleo. E quando troca-se óleo mais o filtro 1.9. Sendo que alguns mecanicos colocam logo os 2 litros. Mas para isso antes de colocar os dois litros tipo uns 1.5 funciona o motor e depois completa com o restante, 0.5. Sobre a kilometragem para a troca de óleo a Honda indica no manual da Falcon realizar a troca aos 3000km.

clickIlheus disse...

Leo, bom dia! Tenho uma falcon 2007, e normalmente troco o oleo a cada 1000km, (indicacao do mecanico) mas ja estou hoje com 2000km e ainda fiz a troca, resolvi seguir o manual desta vez! Posso realmente trocar o oleo a cada 3000km sem prejudicar o funcionamento do motor seguindo a orientacao de sempre completar com 100ml quando o nivel baixar?
Parabens pela iniciativa de repassar seus conhecimentos sobre o assunto. Obrigado!

Leo Couto disse...

Pode sim ClickIlheus, mas fique atento quanto ao nível. Abraço e obrigado pela visita.

Unknown disse...

Boa noite galera....
Qeria que voceis me ajudacem cm algumaz pergutas si voceis qiserem é logico rsrrs...
Comprei uma Falcon 2013 vou pegar semana q vem na terça e gostaria d umas dicas de voceis para deixar ela bem amaciada..
Qeria saber oq pod e oque nao pod faze qand esta amciando até qanto pod correr cm ela etc...
....muito grato mesmo...brigado....ah vi o comentario de voceis sobre oleo da moto muito interessant mesmo vou por empratica quando pegar a minha.......valeuui tééé....

Leo Couto disse...

José muito obrigado pela visita e pelo comentário. Sobre sua dúvida, como você está pegando uma moto zero km eu surgiro na própria honda quando for buscar sua moto você tome orientações. Mas a falcon ainda continua o mesmo motor apenas mudou a injeção. Eu acredito que os motores novos atualmente já veem amaciados de fábrica, apenas não judie na aceleração nos primeiros dias, usea normalmente a falcon não é moto de corrida, velocidades de cruzeiro entre 100, 110 são mais que necessários para te levar a qualquer lugar com segurança e autonomia. Cuide bem da sua moto e a terá por muitos anos e ela te retribuirá com excelentes aventuras. Abraços.

Unknown disse...

Eai Leo blz....segui suas orientaçoes q me dice e qando peguei a moto na concessionaria Honda perguntei tudo q tinha d duvidas ao mecanico e ele me passou bastant orientaçoe q estou pondo em praticas cm a moto.
Rapais e arrespeito da moto ela é uma encelente moto chik d mais tou curtind bastant mesmo ah nao sei si vc sab mas sera q é normal ela abaixar um poco d oleo?..pq so andei 250 km cm ela e percebi q abaixou um poco sera q é normal?..mas vou pergunta ao mecanico da Honda e ele me falou q esta moto posso amaciar andando ate no 120 ate 140 sera q pod mesmo???.....fiqei mei espantado....mais valeu mesmo até mais...

Leo Couto disse...

José, o motor é o mesmo da minha Falcon 2003. E baixa óleo sim, isto é perfeitamente normal, principalmente pelo fato da Falcon não ter sistema de refrigeração, então o motor esquenta muito e há uma perda natural do óleo devido ao calor. Vá verificando sempre o nível e complete quando necessário e na kilometragem indicada no manual (na minha 3000km) faça a troca. Sobre o amaciamento a 120, 140km/h (???) se ele diz tá falado. Sei que motores mais novos já vem pre amaciado de fábrica então hoje em dia deve ser mito esta questão de amaciamento. Me mande fotos que coloco no blog. Abraço e parabéns.

Unknown disse...

Valeu ai Leo brigado....a troca de oleo da minha moto a primeira vai ser cm 1000 km e depois a cada 3000 km..nao to consiguind colocar algumas fotos pq tou tecland do celular mais si eu descobri alguma forma d envio mando umas pra vc....valeu brigado pelas dicas abraçs até....

Unknown disse...

Valeu mesmo até.....

Unknown disse...

Olá,Leo sou arthur de Sto.André,meu estou com uma falcon a uma semana ja rodei uns 500 km,e venho tentando medir o oléo dela a um tempinho e não consigo,quando fui medir não marco nada na vareta pode ser que estou fazendo algo errado, no dia em que peguei ela fiz troca com filtro , 1,8litros,e agora não consigo medir nada,ela esta andando mto bem,não fuma mais notei que esquenta um pouco,e aonde tem o filtro ta soando um pouco! oq posso fazer ?

Leo Couto disse...

Então Arthur, com certeza ela já vai pegar mais de meio litro de óleo. Faça o processo 5-1-3 e complete inicialmente com meio litro e faça a medição. Vá completando até atingir o nível. Sobre a tampa do filtro é possivel que esteja folgado os parafusos ou o anel de borracha estragado aí quando trocar o filtro vem um anel novo subistitua. Valeu pela visita, abraço.

Unknown disse...

Ola Leo boa tard me ajuda ae.....a minha Falcon nova nao sei si é normal ela triplidar a frente, eu dei uma esticada nela esses dias e consigui 158 qando passei dos 148 ela fiko muito leve nao sei si é normal ela fica toda chacoalhando si nao diminuir é muito perigoso perder a direçao dela, lembrando q nao fasso isso cm freqencia foi curiozidad pra ver qanto ela dava sera q saberia ne responde???...valeu abraçs...

Leo Couto disse...

JOsé, normalmente quando a minha falcon trepida a direção dianteira eu reduzo um pouco a velocidade sem frear. Quando acontece é um baita susto, sei bem o que é isso. O que faço geralmente é mandar o mecânico verificar folga nos raios e empeno da roda dianteira. Mas as vezes rolamento e ou caixa de direção também fazem isso. Descartando todas essas possiveis falhas, pode ser o limite do projeto da moto, avisando que tá bom, já chega para ela. Seu freio! A falcon é uma trail e tem suas limitações, talvez vc tenha chegado a ela. Aproveite a moto com segurança e tenha muitos kms de alegria. Ps. Me manda uma fotro sua na motoca que coloco na foto da semana aqui no blog. Abraço.

Anônimo disse...

oi meu amigo eu tenho uma falcon 2006, toda vez que eu a molho ou ando depois de uma chuva ela anda um pouco e desliga sem eu querer e só funciona depois que seca. nos dias quentes ela nao dsliga. sera que pode ser a vela ? o que fazer ?

Leo Couto disse...

Com certeza é pane elétrica. Possivelmente algum fio descascado. Não deve ser difícil ver. Vá seguindo-os e veja se descobre. Depois é só isolar com fita adesiva. Boa sorte.

Anônimo disse...

Medir o nível do óleo da falcon realmente é uma gincana. O importante é nunca completar o óleo acima da quantidade recomendada pelo fabricante, pois a bomba é projetada para pressurizar uma quantidade "X" de óleo, se este estiver acima do nível, a pressão do óleo aumentará dentro do motor, podendo assim, danificar a bomba.

Leo Couto disse...

Muito bem lembrado. Obrigado pela contribuição.

Unknown disse...

Olá, meu nome é Humberto de São Paulo e tenho uma Falcon 2003 que uso para ir trabalhar todos os dias de segunda a sexta e ando uma média de 11 Km ida e mais 11 Km volta por dia totalizando 22 km, pelo que sei 20w50 é a especificação do óleo usado na Falcon certo? O óleo 20w 50 para motos e carros são a mesma coisa, já que os dois tem as mesmas especificações?

Muito obrigado.

Leo Couto disse...

Humberto, use o óleo específico indicado no manual da sua moto. Ou o equivalente para motos. O que é pra carro é para carro, para moto é para moto. Mesmo porque no caso da moto o óleo serve como lubrificante tanto do motor quanto da embreagem, que não é o caso do carro. Este é o meu conselho o que acho certo. Agora algumas pessoas utilizam óleo mais grosso ai sim de carro nas motos quando alegam folga nos anéis de seguimento do cilindro. Se isto funciona mesmo? Não sei. Abraço e obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Tenho uma falcon. 2007 esta fumando comecei a colocar oleo d carro e a fumaça diminuiu 80%

Anônimo disse...

Agradecendo. Pelas dicas . Akabeide compra uma. Falcon 2003 e logo de cara ja notei q eh dificil verifica o nilvel do oleo vleuw abracos...

Leo Matos disse...

Belas dicas sobre o oleo da falcon Leo (meu chara, tambem me chamo Leo) e smpre uma peleja verificar o nivel. Nesse aspecto tenho saudade da tornado que era so parar a moto depois de andar e verificar o nivel. Na falcon eh preciso pelo menos 9 min o.O

Troquei o oleo com filtro hj e fiz o procedimento para verificar o nivel. Com 1.8 l o nivel ainda estava baixo e foi preciso realmente 1.9l.

Leo Matos disse...


Mas me surguiu uma duvida quanto a verificaçao futura do nivel. Esses 5 min de funcionamento inicial no descanso deve ser com o motor frio, certo? Esse tempo seria para esquentar o motor eu presumo.

Caso eu ja esteja com motor quente apos utiluzaçao da moto, bastaria deixar 1 min ligada na horizintal e mais 1 desligada? Ja fez esse teste? Abraço.

Leo Couto disse...

Beleza xará. O manual aconselha que este procedimento seja feito com o motor frio. Eu faço sempre na primeira partida do dia. As altas rotações que envolvel o rodar com a moto, deve alterar o nivel na medição. O lance é ter paciência e fazer o procedimento 5-1-3.
Abraço.

Leo Matos disse...

Sabe como é ne?! queremos sempre criar um atalho rsrs. Mas ta certo meu caro. Engenheiros estudaram por anos Para posteriormente desenvolver o projeto da motoca e seus procedimentos da correta manutençao. Nada mais justo do que respeitar o que especifica o manual.

Leo Matos disse...

Esqueci de agradecer pela sua atenção. Vlw ai. grande abraço.

Anônimo disse...

Ola leo....tenho um falcon 2003...peguei ela e de cara troquei oleo e filtro....coloquei 1.8 litros....depois de 15 dias tive que adicionar mais 1 litro...isso e normal.....abraco

Leo Couto disse...

Cara pode acreditar que sim. A Falcon baixa óleo normalmente. Mas 2003 já são 10 anos, é possivel que tenha alguma folga no pistão (camisas) quando vc acelera forte em marcha neutra veja se sai fumaça branca pela descarga. Se sim já tem um agravante para o excesso de consumo de óleo.

Luis disse...

Ola Leo, tenho uma Falcon 2013 e esta com 5000 Km porem a moto esta baixando muito o óleo. Troquei o óleo e o filtro com 3000 Km e quando foi verificar o óleo com 4500 Km já não dava nem vareta. Fui na Honda e relatei o problema e orientaram e efetuar a troca do óleo e monitorar. Fiz a troca do óleo e apos 500 km fui verificar o nível e não da nem vareta. A minha duvida é se a moto nova também baixa o óleo nessas proporções ou isso é normal ?
Amanha irei na Honda relatar novamente o problema pois a moto ainda esta na garantia.
Grato

Guidi Gamers disse...

E ae léo boa tarde, tenho uma Falcon 2000, troquei o oleo dela a 1 dia atras, e quando deixa no neutro e dou uma acelerada forte, sai uma fumaça branca, o que deve ser?? pelo som do motor ele ta um relogio nada de anormal, e só sai a fumaça quando acelero no 10 mil giro..agora em baixa rotação ñ sai nada...me envie um email com a resposta > nielguidi@gmail.com, desde ja agradeço..abração

Leo Couto disse...

Guidi Gamers, provavelmente já está com pequeno desgaste nas camisas do cilindro. Fumaça branca é óleo sendo queimado na câmara de combustão junto com o combustível.

Guidi Gamers disse...

Obrigado léo pelas dicas, porem fui ao mecanico ele disse que ñ preciso me preocupar, portanto eu completando o oleo e ñ deixar faltar posso ficar tranquilo...abraçoo

Unknown disse...

Leo, boa noite! Muito prazer, meu nome é Rodrigo. Comprei uma falcon 2006 e ela ta com 50.000 rodados. Fiz uma revisao completa nela, ficou top.Fui a um lugar pertinho da minha cidade, andando 100 a 110, aproximadamente uns 40 km ida e volta e ao chegar em casa percebi que estava saindo fumaça, acho q era branca e um pouco azul. O que será que esta acontecendo? Abraços.

Leo Couto disse...

Rodrigo quando o assunto é fumaça na descarga podem ser anéis de seguimento (na cabeça do pistão) dando passagem de óleo para câmera de combustão. Retentores de vávula ressecados. Combustível adulterado. Converse com o mecanico. É o mais certo. Já que fez a revisão recente.

Unknown disse...

Valeu leo. Abraços

Unknown disse...

Leo, boa noite! Tô com problema no retificador de voltagem da minha falcon 2006. Já coloquei um paralelo e nao deu certo, o original seria a melhor opção? Porque acontece esse problema? O estator tem alguma coisa haver?

Vanessa Bazzo disse...

ola amigo a minha falcon apresentava problemas no retificador ,levei no mecanico ,ele fez testes e era o estator,se seu estator estiver com problemas ,nao adianta trocar retificador,prepare o bolso,estator original com mao de obra saiu 500 dilmas, you tube mostra como testar o estator.

Unknown disse...

Vou mandar olhar o estator. Valeu Vanessa. Abraços

Leo Couto disse...

Tá aí Rodrigo a experiência da Vanessa já ajudou outras pessoas. A ideia é essa compartilhar conhecimentos. Obrigado Vanessa.

Anônimo disse...

Bomdia irmao? Moro em camaçari BA seu vizinho mim chamo will.
Tenho uma falcon 2006 e quando coloco em neltro e acelero sai uma fumaça branca .
Falei com o mecanico e ele disse que tinha que retficar e ae o que devo fazer
E as peças de plastico carenagen da nova falcon pega na 2006 e vc sabe dizer onde tem uma lugar que vende peças da falcon em salvador to com a motobatida obrigado pela atençao...

Unknown disse...

Oi eu sou o lucas eu tenho uma falcon e coloquei óleo de mais no motor. Por não saber olhar o nivel e ela jogou óleo pela discarga o q eu faço ...???

Anônimo disse...

Bom dia para todos,meu nome é Danillo, tenho uma falcon ano 2014, para medir o óleo dessa moto é meio chatinho mesmo, com apenas 840km puxei o medidor para dar uma olhada, estava totalmente seco, comprei o óleo recomendado e fui adicionando conforme pede o manual, nessa de ir colocando aos poucos acabou indo 1 litro e nada do óleo aparecer no medidor,depois de uns 40 minutos liguei a moto novamente e quando fui ver, o óleo estava bem acima do limite do medidor, achei tudo aquilo muito estranho e acabei nem indo viajar no dia seguinte com receio de dar algum problema no meio da viagem com esse suposto excesso de óleo, levei a moto durante a semana em uma concessionaria autorizada e la já fiz a revisão de 1000km um pouco adiantado, o técnico mecânico disse que não houve absolutamente nada pois a moto havia andado muito pouco com esse excesso de óleo, saí da concessionaria com uma grande interrogação na cabeça sobre o que o mecânico havia dito para mim, aí eu queria saber a opinião do Léo ou de quem ler essa mensagem, se pode ter acontecido algum problema ou não com o que aconteceu com minha moto, valeu um grande abraço a todos.

Leo Couto disse...

Danilo se seguir conforme o manual não tem como dar errado. 5-1-3
Funcione em baixa rotação por 5 min no apoio lateral.
Sente na moto e deixa funcionar por mais 1 minuto.
Desligue e aguarde 3 minutos, faça a medição o nivel será o correto.
LEMBRE-SE a moto deve estar em superficie plana sem desnivel. Se estiver vai dar diferença.
Abraço.

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta Léo, mas eu queria saber de você se esse excesso de óleo, esse 1 litro a mais que eu adicionei, se você acha que teve ou terá algum problema futuro no mecanismo do motor, lembrando que eu andei super pouco com esse excesso e em baixa rotação, para falar a verdade andei só até chegar a concessionária coisa de uns 5 a 8 kilômetros no máximo, valeu, abração.

Souza disse...

Bom dia leo! Meu nome é Souza.
Comprei uma falcon 2004 ..
Tenho mts duvidas sobre ela.
Nivel do oleo nao consigo ver.
Entao eu tiro do oleo da moto a cada 1000km e boto oleo novo. Assim Tambeem esta correto?
O certo é 2litros de oleo leo?
Se alguem poder me ajuda, fico feliz.
Bom dia a todos.

Unknown disse...

Bom dia leo !! Meu nome e Marcus.
Minha falcon quando fica parada na chuva ate liga normal mas quando ando 100 m ela Começa a falhar somente quando acelero ( na lenta funciona normal ) ja troquei cachimbo e ainda continua ... o q pode ser ???? Se alguem poder ajudar fico grato .

douglas disse...

amigo,minha falcon tá parada a uns 3 meses,qual o procedimento para eu voltar a ligar ela e andar normalmente?

douglas disse...

esqueci de dizer rsrs meu freio traseiro tá pegando,ou seja tá freiando sozinha o que fazer?

Leo Couto disse...

SOUZA a maneira como verificar o nível de óleo está descrito no texto. Veja lá. A troca deve ser feita a cada 3000 mil quilômetros.

MARCUS VINICIUS com certeza é carburador. Faça uma revisão de carburador e vela de ignição. Pode ser sujeira vinda do tanque.

DOUGLAS você precisa andar com a moto. Moto foi feita pra andar. Qualquer veiculo parado o primeiro sinal de pane é na bateria. Perdi toda a carga. Carburador também dá problema de falhamento. O ideal é levar ao mecânico assim que conseguir fazer funcionar. Caso não funcione leve empurrando. Sobre o freio... pode ser a tubulação entupida o que fez a pinça de freio travar.

Boa sorte galera, feliz Ano Novo.

Unknown disse...

Bom dia Leo... Vou comprar uma Falcon, ano 2006 dia 15/02/15... Porem, é uma moto que já tem 9 anos de uso... Vc me recomendaria ela? Ela esta com 41.000 Km rodados.. esta impecável, foi muito bem cuidada pelo antigo dono.. Só não sei a parte do motor... Farei um bom negócio será? Agradeço antecipadamente por sua opinião. Abraço!

Leo Couto disse...

Se foi bem cuidada como está dizendo vale a pena sim. Mas o motor é o principal, mande um mecânico inspecionar. Daí faça sua oferta na moto.

José Felipe disse...

Boa noite Leo...Tenho uma Falcon 2003, 68.000 Km. Uso o óleo Mobil Semisintético 15W50 a cada 3.000 Km, o filtro a cada 6.000 Km da marca Hamp(2ª linha da Honda) e verifico uma vez por semana, sendo que, rodo em média 50 Km por dia e completo com 700 ml(+-). Verifico o nível conforme o manual, só que, no tempo 1 e 3 minutos eu coloco um calço de madeira no pezinho lateral para ela ficar alinhada e eu poder fazer a medição com o maior conforto. Faço isso à 4 anos e o óleo ainda sai viscoso quando troco. Espero ter ajudado com esta minha experiência!

Leo Couto disse...

E isso ai Felipe. Continue com uma correta manutenção e terá um motor bom por muitos km ainda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme disse...

Comprei uma falcon 2008, com 32000km, o ex dono era muito cuidadoso, fazia a manutenção na honda,mas ela ficava muito parada,qdo fui trocar o óleo, apos a troca na primeira vez que liguei ela saiu muita fumaça branca e logo depois parou, pode acelerar que não fumacea, sera que tenho que fazer a parte de cima do motor ou é normal?

Unknown disse...

Toda vez que for trocar o oléo da falcom tem que trocar o filtro também

Unknown disse...

Toda vez que for trocar o oléo da falcom tem que trocar o filtro também

Anônimo disse...

Olá amigos..tenho uma falcon 2004..comprei a 2 semanas..o antigo dono era muito cuidadoso com ela...percebi q demanha pra ligar ela..ela só pega na terceira ou na quarta tentativa,mesmo estando com o afogador puxado..e depois que pega ela fica com a rotação baixa,qse apagando.. Depois q esquenta fica normal.. Não falha e não apaga...oq pode ser??

Unknown disse...

Boa tarde! Tenho uma Falcon 2013 peguei ela com 13000km e ela ta baixando óleo, fiz uma viagem de 700km e baixou 400ml, o que vcs acham? E a respeito da alta temperatura da Falcon em baixa velocidade vi em um fórum os membros comentando que para diminuir a temperatura do motor é so adicionar mais óleo no motor que pode adicionar até 2,5l e que não danifica o motor porque a Falcon tem um sistema de alivio de pressão interno do óleo

Unknown disse...

...(continuando)deixa a temperatura do motor baixa, aumenta a lubrificação e a vida útil do óleo. O que vcs acham sobre isso será que funciona, será que é seguro?

Alfredo gesso disse...

Meu carro foi feita a parte de cima faz mais ou menos um mes...tenho um corsa wind 97...coloqueI oleo novo mais mesmo assim...meu carro fica piscando luz de oleo ...e quando fui ver no medido ele esta seco oque pode ser???
Cementario meu carro continia forte e amdando normalmente...oque sera..nao e possivel carro rodar sem ole...se o medidpr ta seco te algum problema...ai fica a duvida coml o carro esta rodando normalmente...?

Unknown disse...

Bom dia pessoal, sou Luís Henrique do RJ. Tenho uma Falcon 2004 e estou muito satisfeito com ela, mas penso em trocar por um modelo novo, injetado, queria saber a opinião de vcs sobre a nova Falcon e se o sistema de troca de óleo permanece o mesmo da antiga Falcon.

Obs. Uso a moto pra trabalhar diariamente num trânsito urbano intenso

Um abraço a todos

Inconfomado disse...

Ola, acabei de adquirir uma 2007; ela esta patinando, e creio q seja porque o oleo baixou com o antigo dono. os discos de embreagem devem estar gastos. Para troca los é preciso abrir todo o motor ou esses discos ficam em separado??? obrigado e otimo sitew

Anônimo disse...

Vc só abre a tampa direita, é muito fácil eu mesmo troquei da minha coloquei discos fischer, molas originais e junta original.

Anônimo disse...

Boa noite, eu tenho uma 2013 e uso ela para trabalho também, é muito boa econômica faz uma media de 23km/l na estrada agora se abrir punho so faz 19km/l e o motor continua o mesmo só o óleo que muda agora é usado o 10-30 semissintético agora não sei se é só a minha mais por conta do óleo ser fino baixa bastante tem que tá verificando sempre. E outra coisa que mudou foi a potência, com a injeção ela perde potência até hoje o que consegui de top speed foi 163km/h no plano tenho um amigo que tem uma 2007 que da 170km/h.

Anônimo disse...

Tenho uma falcon 2013 e troco o óleo a cada 1500 km, e nunca sai mais de 1,2 l, realmente ela baixa bastante óleo, e sem contar que com óleo baixo seu motor esquenta bastante.

Anônimo disse...

A minha 2013 está fazendo uma média de 27 km/l dentro da cidade, média excelente tendo em vista que o caminho que percorro tem inúmeras lombadas.

Adriano disse...

Olá meu amigo eu tenho uma falcon 2013 e tô colocando um óleo 20w50 e to trocando com 1500 mas vou viajar e rodar só na ida uns 3000km será se o 20w50 roda isso ou tenho que passar para o óleo original ?.

Unknown disse...

Eu tenho uma Falcon 2014/2015 óleo ta com 400km rodados só, fiz tudo o procedimento mas o óleo só chegou ao meio dá vareta.. duro que não sei se ta baixo ou não, tenho medo de coloca óleo e estragar por excesso, o que eu faço?

Anônimo disse...

Boa noite amigo tenho uma Falcon ano 2000 fis o motor tem vinte dias quando fui liga ela oje Sail um pouquinho de fumaça branca parou olhei o nível de óleo está no nível serto o que pode ser.

Anônimo disse...

Ola bom dia Léo mim chamo muito.de recife Pe.apanhei uma falcon 2000 e ela estava fumaçando de mais na baixa apartir do momento q dou partida já sai fumaça branca azulada o e depois que esquenta no quer pegar mais na partida o que poder ser mim ajude ahe com suas dicas lhe todas essas ahe já e serve muito.

Unknown disse...

Boa noite! Eu colocava na minha óleo castro activo quando troquei pro motul 20 w 50 saiu muita fumaça agora não sai mais só que toda vez que Faso passeio com ela acima de 250 km verifico óleo dela tá sempre um pouco assina da vareta vou la e completo não dou mole

Unknown disse...

Ola tenho uma falcon 2001 sempre quando troco óleo ela sai uma fumaça branca e baixa o óleo mais so fumaceia quando troca o óleo e normal oque pode ser ??

Unknown disse...

Ola tenho uma falcon 2001 sempre quando troco óleo ela sai uma fumaça branca e baixa o óleo mais so fumaceia quando troca o óleo e normal oque pode ser ??

micro empreendedor individual disse...

Muito boa matéria tirou minhas duvidas ou seja o óleo está perfeito até os 3 mil km como manda o manual apenas deve se ir completando o nivel assim que der o 3 mil km trocar por um novo óleo vou adotar esse procedimento o meio ambiente agradece e o meu bolso também rsrs.

Roger Correa soares disse...

Tenho uma Falcon 2015, coloquei 1.8L trocando o filtro conforme manual, e baixou 400ml na troca, retirei dela 1.4L, no manual informa que as injetadas pelo menos pode colocar até 2.2L, o porque não sei disso, e o óleo do manual é o 10w30 e estou usando o da motul.

Roger Correa soares disse...

Só salientando que rodei 1100km nessa troca, e baixou 400ML, vou seguir trocando em 1000 em 1000km, motor agradece também, e é bom sempre verificar, pois não vou deixar baixar tanto, vou repor até bater o nível e trocar quando bater em torno de 1000km, pois o óleo apesar de rodar só 1100km saio bem preto e a motul acredito que seja uma das melhores, então cuide da sua moto, óleo é insignificante em comparação a estragar o motor da moto.

Unknown disse...

Afinal o que quer dizer 2,2 total de óleo na falcon,já que diz 1,8(na troca do filtro)e 1.7(sem o filtro)?

Rafa disse...

2,2 litros e quando esvazia o óleo total do motor, tipo o mecânico abre o motor p manutenção e quando limpar todo o motor e o carter e não tiver nenhum pingo de óleo são necessários colocar os 2,2 litros de óleo, quando vcs trocam o filtro e o óleo e colocam 1,8 litros é pq já tem 400ml lá dentro, ou seja, que é a capacidade total da moto, sempre terá 2,2 litros

Marcos Mega disse...

Bom dia à todos, essa é minha primeira postagem.
Recentemente adquiri uma Falcon 2008, minha primeira manutenção foi a troca do óleo, sendo que pedi pra colocar o yamalube 20w50. Rodei uns 1800 e fiquei curioso em relação ao nível. Minha surpresa foi verificar que o óleo que tinha mal molhava a vareta. Completei colocando uns 300 ml.
Ontem fiz uma viagem de cerca de 350 km, e hoje fui verificar o nível....e novamente só pega uma pontinha da vareta...isso é normal, baixar tanto assim?
Minha moto não vaza, o motor está sequinho e não fuma. Mesmo enfiando o dedo no escapamento não sai melado.
Se isso for normal, então essa moto não é confiável, ou vc tem que andar com muito óleo na bagagem.
Obrigado.

Jonas k. disse...

Buenas amigo. Parabéns pelo seu blog. Espero que possa continuar com suas postagens. Possuo a nx4 2007 e comprei em 2010,na época com 23000 km. Com aproximadamente 65000 em 2015 tive problemas na bomba de oleo e retifiquei cabeçote e pistões. Hoje 2022,consigo rodar 3000 km e a perda de óleo é de 300ml. Mesmo assim, viagens com mais de 600km sempre levo 1lt de honda junto na bolsa! Sempre utilizando o mineral conforme manual. Estou com 93000km nela e pretendo chegar nos 100.000 e girar o odômetro! Forte abraço!

Anônimo disse...

tenho uma falcon 400i 2013 fiz a troca do oleo dela e rodei 1500km
Fui fazer a troca novamente e saiu somente 800ml de oleo isso é normal?

Lembrando que a moto nao fuma motor ta OK