terça-feira, 6 de março de 2012

MOLAS TRASEIRAS - PAJERO GLS-B


Recentemente fiz a troca da mola traseira da minha pajero. Molas estas que já estavam cansadas devido ao uso. Bastava colocar peso no carro e olha que era apenas passageiros no banco do meio, já era o suficiente para nas lombadas dar final de curso. Era um pancada sêca que me encomodava. A princípio troquei os amortecedores e as molas ficaram para depois, já que era um ítem mais caro e difícil de encontrar, tinha que garimpar na internet. Finalmente ontem coloquei as molas novas e aproveitei fiz uma inspeção dos amortecedores que ainda estão perfeitos, sendo assim a suspensão traseira ficou zero. É nítido o ganho na elevação da carroceria e os trancos do final de curso não acontecem mais. É possivel até ouvir o trabalho dos amortecedores (pissss... - do abre e fecha) uma vez que as molas trabalham na absorvição dos impactos.

Falando nisso vamos ver a importância das molas helicoidais no carro:



O que é?

A mola é o principal elemento elástico da suspensão e, a partir do momento da sua instalação, já está em trabalho, permanecendo acionada pelo peso da carroceria do veículo mais as cargas que ele estiver carregando. Ela absorve as irregularidades do terreno, controla a altura do veículo e atua sobre o alinhamento e equilíbrio da suspensão.

Como funciona?

Com o veículo em movimento, as oscilações da pista são absorvidas pela mola. Sendo assim, uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura. No fechamento a mola irá absorver energia, que, ao ser liberada, será controlada pelo amortecedor, suavizando assim os movimentos de retorno da mola para a posição original.
Portanto, a mola é quem absorve grande parte dos movimentos recebidos pela suspensão. Dessa forma, se as molas não estiverem boas, as condições de conforto, estabilidade e segurança ficam seriamente comprometidas.

Quando devem ser substituídas?

Para as molas helicoidais a recomendação preventiva é aos 60.000km, pois é quando começam a dar sinais de fadiga. Já para os feixes de moça da linha leve, a troca preventiva é recomendada aos 70.000km, e para linha pesada, aos 150.000km.
Normalmente o motorista só percebe o mau estado da suspensão quando o veículo apresenta muitos barulhos, trancos, perda de conforto e estabilidade. Porém, os efeitos das molas fadigadas são verificados por impactos constantes na suspensão, desgaste acentuado dos pneus, amortecedores e batentes.
Quando as molas apresentarem sinais de batidas de elos, ferrugem, trincas, quebras ou apresentar frente ou traseira baixa em relação ao solo, bem como desnível lateral, deve-se trocar as molas, caso contrário sua segurança estará comprometida.

Recomendações

Ao substituir as molas deve-se trocar aos pares e com ferramentas apropriadas devido sua grande resistência elástica.

Comprei as molas na Molas Master . O proprietário Sr. Francisco, me esclareceu com muita paciência todas as dúvidas. Lá você encontra molas helicoidais originais e esportivas para autos nacionais e importados. Vale a pena comprar lá.

Aqui o video que fiz do processo da desmontagem, preparação e instalação das molas novas.



Abraços e até a próxima. Fiquem com Deus.

2 comentários:

Aniabal Jr. disse...

MAssa, está zero bala cada vez mais!

Francisco disse...

Leonardo, achei o máximo, inclusive a comparação do antes e depois, ficou 10.

Agradeço muito seu comentário, se possível coloque nosso site.

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